5 Aspectos que podem desvalorizar seu imóvel na hora da venda

Por Sérgio Deffente | Agosto 26, 2020



Vender um imóvel nem sempre é uma tarefa fácil, requer muita paciência e flexibilidade na hora da negociação. Por isso alguns cuidados durante este processo podem evitar frustrações e fazer com que a experiência seja muito mais agradável.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, conseguir vender um imóvel por um preço dentro do valor real de mercado não é tão complicado, mas é necessário alguns cuidados no processo que vai desde a divulgação do imóvel até a documentação. Confira a seguir os cuidados a serem pontuados para tornar essa jornada o mais agradável possível tanto para quem compra quanto para quem vende. 

1. Preço

Um dos fatores que contribui para a desvalorização de um imóvel é quando o valor de anúncio esta acima do valor real de mercado. Para evitar esse tipo de erro é fundamental contar com um consultor especializado em avaliação, um profissional Avaliador de Imóveis, que irá fornecer um Parecer Técnico do imóvel que pode ser judicial ou extrajudicial. É um investimento que com certeza terá o retorno na hora de vender o imóvel, pois o proprietário terá a certeza exata do valor do seu imóvel o que realmente vale sua propriedade.

2. Documentação

Pendências com a documentação do imóvel também podem causar insegurança aos compradores e como consequência a desvalorização da propriedade. Mais um motivo para a contratação de um profissional Corretor de Imóveis escrito no CRECI da região do bem.

3. Divulgação 

A apresentação ruim do imóvel publicado em sites de anúncio dificulta a experiencia do comprador na hora de visitar ou mesmo conhecer o imóvel on-line. Fotos do imóvel feitas de maneira amadora pelo proprietário ou até mesmo por um corretor iniciante, informações incorretas ou até mesmo a falta delas. 
Outro ponto importante é a exposição do imóvel em muitas imobiliárias ou em diversos sites de venda.  Pode ser um "tiro no pé" pois transmite a urgência em vender a propriedade.

Finalmente na hora que o cliente for visitar o imóvel é importante que o imóvel esteja bem arrumado, limpo e se possível em bom estado de conservação com pintura recente para causar uma boa impressão aos possíveis compradores. É interessante que o imóvel seja o menos personalizável possível. Cores neutras e bem arrumado. Hoje o proprietário pode contar com a ajuda de Home Staging, profissional que prepara a casa para venda com objetivo de torna-la mais atraente para o maior número de compradores em potencial, conseguindo assim vender mais rapidamente e por mais dinheiro. 

4. Abandono

Imóvel com aspecto de abandono, deterioração, falta de manutenção, rachaduras, marcas de mofo e vícios ocultos vão afastar de vez a pretensão de quem quer comprar seu imóvel. Com raras exceções (investidores) quem procura um imóvel quer ele pronto, em condições de morar quase que imediatamente. 

5. Falta de segurança

Se o seu imóvel esta localizado em uma área que por algum motivo represente certo risco de segurança, é fundamental investir em soluções que tragam mais segurança para o imóvel como a instalação de alarmes e de cercas elétricas para casas ou a solicitação ao síndico do condomínio da contratação de um excelente serviço de segurança, no caso de apartamentos. Ainda que o imóvel esteja em uma localização segura, muitas pessoas se sentem desprotegidas então todo investimento em segurança é bem vindo. 

Procura imóveis? Clique aqui encontre ou encomende o seu!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apartamento Garden: Quais as vantagens e desvantagens de ter um

Em qual caso o locatário tem direito à isenção do pagamento de multa na rescisão contratual?

Campinas tem maior alta no preço de aluguel no país; veja bairros mais caros