Arquitetura: uma das maiores aliadas na valorização de imóveis

Muitas pessoas pensam que valorizar um imóvel em até 100% (sim, o dobro!) é tarefa difícil. Mas poucos pensam no papel da arquitetura para essa tarefa.
por viva decora | mar 24, 2018 |




O simples fato de pensar em contratar um projeto de arquitetura pode ser uma ótima ideia. Mesmo que o proprietário não esteja pensando em vender a propriedade, os benefícios de modificá-la por meio da arquitetura também refletem no valor do aluguel. A diferença de morar em uma casa modificada pelas mãos de um profissional é sentida de diversas formas: na primeira impressão, na qualidade de vida e na comodidade do lar.
Ainda assim, muitas pessoas veem essa medida como um gasto, não como um investimento. Para ajudar você a convencer o proprietário de que um projeto de arquitetura valoriza o apartamento ou a casa para alugar, preparamos esse post com os principais benefícios dessa intervenção.


Que tipos de imóveis podem receber um projeto de arquitetura?


A resposta para essa pergunta não poderia ser melhor: todos! Qualquer tipo de propriedade pode ser modificada pelas mãos de um arquiteto. Pode ser uma casa, um edifício, uma sala comercial e até uma quitinete.
Em São Paulo, por exemplo, há uma forte tendência de quitinetes de luxo planejadas por arquitetos.
São as chamadas quitinetes de luxo. Para ter uma ideia, um imóvel de 28 metros quadrados pode custar mais de R$ 500 mil. É o preço de um apartamento de dois quartos no sofisticado bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, e que tem um dos valores mais caros do país por causa dos diversos fatores que valorizam o imóvel.
Mas esses espaços não se limitam à maior metrópole do país. Existem apartamentos para alugar em Curitiba, por exemplo, que também receberam os serviços de arquitetos e tiveram seus valores multiplicados!
Por isso, independentemente do tipo do imóvel do seu cliente, é possível que ele mude a precificação do imóvel de qualquer metragem. Basta contratar os serviços certos.

Quais os motivos para contratar uma empresa de arquitetura?


Para que você convença seu cliente a contratar um projeto de arquitetura antes de locar o imóvel, é preciso que você também entenda o que faz dessa uma boa ideia.
Um arquiteto é um profissional capacitado para adequar os espaços a diversas atividades. É um serviço que pode modificar muito além da estética, ou seja, ele une beleza, design, funcionalidade e modernidade.
Além de o espaço ficar mais agradável aos olhos, um arquiteto preparado otimiza o uso dos espaços da casa, planeja a melhor iluminação, cuida da harmonização das cores, aplica os conceitos de paisagismo e adapta a propriedade para receber o som e o calor de acordo com cada região.


Qual o valor desses serviços?


O valor de um projeto arquitetônico depende muito das exigências do proprietário. No entanto, em linhas gerais, ele pode custar de 6% a 15% do valor total da construção.
Pode parecer um investimento grande. Entretanto, no caso de um imóvel disponível para locação, esse valor pode ser recuperado em menos de um ano. Além disso, o proprietário continua dono do imóvel, ou seja, se quiser, também poderá usufruir desses benefícios no futuro.
Na fase das obras, o projeto de arquitetura pode auxiliar no custo e no tempo de finalização da construção. Isso acontece porque, sem esse profissional, há materiais desperdiçados e refação das atividades da equipe responsável pela obra.
Se seu cliente contrata um projeto feito por profissionais preparados, ele pode compensar esses gastos com outros benefícios.





Um projeto arquitetônico bem elaborado pode garantir um ambiente bonito, funcional e de fácil circulação. Essa última vantagem, inclusive, é muito importante em tempos em que os imóveis estão cada vez menores.
Por isso, mostre ao proprietário do imóvel que esse investimento vai garantir o melhor aproveitamento do espaço, indicando as reformas certas e fazendo com que os ambientes possam parecer maiores.
Além de poder indicar ao proprietário as mudanças que podem ser feitas em favor do espaço, o arquiteto pode inserir os benefícios do paisagismo, deixando a casa ou o apartamento ainda mais agradável.
Para que você tenha ideia, um projeto arquitetônico de qualidade pode transformar um apartamento de 30 metros quadrados com um quarto em um espaço com suíte, escritório e churrasqueira. Tudo depende dos anseios do cliente e do que ele quer incluir.
Esse benefício também pode ser feito em uma casa ainda em fase de projeto. O arquiteto aproveita o terreno da melhor forma, sem se esquecer de espaços como garagem e quintal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Declarar Aluguel Que a Imobiliária me Repassa?

Em qual caso o locatário tem direito à isenção do pagamento de multa na rescisão contratual?

Apartamento Garden: Quais as vantagens e desvantagens de ter um