Caixa divulga novas regras para facilitar financiamento de imóveis
Por fdr | Julho 7, 2020.
A Caixa Econômica Federal anunciou a possibilidade de incluir o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), e os custos cartorários nos novos contratos de financiamento imobiliário. A ação devem diminuir a barreira de entrada para as novas compras da casa própria.
Mesmo com a medida aumentando o valor do financiamento, ela reduz o valor que o comprador terá que ter em mãos para dar entrada no processo. Isso facilita a compra do imóvel.
Em entrevista ao UOL, o professor do Ibmec-RJ, Gilberto Braga, disse que para fazer um financiamento pelo Caixa o cliente precisava arcar com:
- Valor de entrada do imóvel, o equivalente a 20% a 30% do valor total da compra.
- Custos com escritura e certidões.
- ITBI.
O Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é um tributo municipal, que é cobrado do comprador em toda transação de compra e venda de imóvel no país. Nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o ITBI corresponde a 3% do valor venal do imóvel, que é o valor de venda do imóvel.
Alguns bancos já ofertavam essa possibilidade de incluir custos cartorários e ITBI no financiamento, porém como a Caixa é o banco que controla cerca de 70% do mercado de crédito imobiliário, essa medida só será popularizada a partir de agora no mercado.
O banco do Bradesco oferece há mais de dez anos essa opção de inclusão de custos e ITBI até o limite de 5% do financiamento.
O Banco do Brasil disponibiliza em seu site informações sobre o financiamento do ITBI, e todos os custos de cartório e tarifas de avaliação.
E por fim, o Itaú Unibanco e Santander também já oferecem esta mesma possibilidade aos seus clientes.
A inclusão desses custos não vão ter impacto no valor total do financiamento e a parcela não deve ficar muito alta para os compradores dos imóveis.
Procura imóveis? Clique aqui encontre ou encomende o seu!
Comentários
Postar um comentário