6 Dicas para começar a investir no mercado imobiliário.

Por Sérgio Deffente | Maio 25, 2020.

6 Dicas para começar a investir no mercado imobiliário.


No atual cenário com a Selic – taxa básica de juros – no menor patamar histórico (3% a.a.) e a instabilidade do atual momento para os investimentos de risco, a  busca por uma alternativa mais conservadora para a renda fixa tem aumentado.

Eventualmente em uma crise econômica, o indicado é ter um imóvel físico no seu nome, e não somente cotas de um fundo administrado por terceiros, por exemplo.

Com esse panorama, o investimento no mercado imobiliário continua sendo seguro e rentável. Para você se planejar, preparei 6 dicas para você que quer começar a investir em um imóvel agora.

1 - Segurança

Para imóveis na planta ou recém-entregues (a melhor modalidade para investimento), leve em consideração a confiabilidade da construtora. Pesquise a reputação da empresa, veja o histórico dos empreendimentos já entregues e cheque o histórico de entregas.

2 - Pouco investimento

Para começar a investir em imóveis, lembre-se de que você pode começar com pouco, apostando nas modalidades de financiamento disponíveis. Tenha em mente que você precisará de uma reserva para a documentação. Para a entrada, uma possibilidade é a entrada parcelada direto com a construtora.

3 - Finalidade

Cheque a finalidade da região e do perfil do imóvel. O que as pessoas estão buscando? Apartamentos de dois ou 3 dormitórios, com áreas de lazer, próximos a indústrias e com facilidade de acesso a rodovias são sempre aconselháveis. Avalie o perfil de quem busca imóveis.

4 - Razão

Diferentemente da compra do imóvel para morar – cuja escolha é, na maioria das vezes, emocional –, adquirir um imóvel para investimento é uma escolha feita pela razão. Comece levando em conta o que o imóvel pode render.

5 - Localização

Muito importante, a localização é um mantra para quem é investidor em imóveis. Aposte em novas centralidades e regiões que tendem a crescer, onde você provavelmente terá uma maior projeção de ganho ao revender o imóvel.

6 - Retorno do investimento

Após escolher o imóvel, feito a compra e toda documentação em dia, há diferentes formas de rentabilizar o investimento. O mais comum é a locação, para quem busca renda fixa e manutenção de um bem imóvel. Já para os que desejam revender, o acabamento do imóvel e a valorização da região são pontos importantes para uma margem de lucro do valor da compra.

Procura imóveis? Clique aqui encontre ou encomende o seu!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apartamento Garden: Quais as vantagens e desvantagens de ter um

Em qual caso o locatário tem direito à isenção do pagamento de multa na rescisão contratual?

Campinas tem maior alta no preço de aluguel no país; veja bairros mais caros