Utilizar plantas na decoração ajuda a diminuir o estresse

Não é só moda: encher a casa de verde deixa o ambiente mais acolhedor e os moradores menos estressados.

por centro europeu, G1| 13 dezembro, 2019.


Chegar em casa depois de um dia atribulado, tirar os sapatos e esticar os pés no sofá. Assistir a um filme ou receber os amigos para cozinharem juntos. Esses hábitos simples carregam um significado importante na nossa vida: são ferramentas de descompressão. “Estamos tão conectados o tempo todo, que a nossa casa é como um templo. Por isso vemos uma busca cada vez maior pelo uso de plantas na decoração. Elas ajudam a desacelerar, trazendo conexão com a natureza”, conta Filipe Bender, supervisor do curso de Garden Design no Centro Europeu.

Entre os vasinhos de violeta do quintal dos nossos avós até o paisagismo em apartamentos, passaram-se algumas décadas. A diferença é que o hobby de colecionar flores ganhou ares de profissão – a formação em Garden Design é um bom exemplo dessa mudança, com projetos de paisagismo que se integram ao estilo de vida dos moradores. Tem até nome para isso, que você já deve ter visto em alguma hashtag por aí. “O urban jungle, ou floresta urbana, é um conceito que aproxima a natureza da vida dos moradores. Esse é um contraponto ao fato de se ter cada vez mais pessoas morando em centros urbanos agitados e apartamentos compactos, com pouco contato com o verde”, explica Filipe.

Quer aderir à floresta urbana? Veja algumas espécies para apartamentos

Aposte nas folhagens. Em geral, são mais fáceis de cuidar e se adaptam bem em apartamentos. A escolha da espécie é essencial para manter o espaço sempre verdinho. Veja algumas espécies que podem entrar para a sua decoração com maior facilidade.

Palmeira-ráfia

Para quem gosta de plantas no estilo árvore, a ráfia é uma espécie bastante utilizada. Combina com todos os estilos de decoração e deixa o ambiente com um ar sofisticado. A rega é feita duas vezes na semana e a ráfia não pode ficar direto no sol, pois suas folhas queimam.


Espada-de-São- Jorge

Muito fácil de cuidar, com regas quinzenais, a espada-de-São-Jorge é encontrada em tamanhos maiores, em vasos que podem ficar na entrada de casa, ou em miniaturas que dão um toque verde e delicado à decoração. São bastante resistentes tanto no sol quanto em ambientes mais sombreados.


Pleomélia

Uma folhagem linda, que cresce como uma árvore. Você decide o espaço que ela vai ocupar: a pleomélia pode ter seus galhos trançados ou crescer livremente. Pode receber pouca ou muita luz, e as regas são a cada três dias.


Lírio-da-paz

Para quem gosta de plantas no estilo árvore, a ráfia é uma espécie bastante utilizada. Combina com todos os estilos de decoração e deixa o ambiente com um ar sofisticado. A rega é feita duas vezes na semana e a ráfia não pode ficar direto no sol, pois suas folhas queimam.



Jiboia

Quem tem pouco espaço no chão pode – e deve- apostar em vasos pendentes. Há inúmeras espécies que se adaptam bem em apartamentos, a jiboia é uma das favoritas. Seus ramos crescem rápido e vão se misturando à decoração: dá para enrolar os galhos em escadas e luminárias, por exemplo. preferem ambientes bem iluminados, mas também crescem devagar na meia-sombra. A rega é feita três vezes na semana.


Procura imóveis? Clique aqui encontre ou encomende o seu!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apartamento Garden: Quais as vantagens e desvantagens de ter um

Em qual caso o locatário tem direito à isenção do pagamento de multa na rescisão contratual?

Campinas tem maior alta no preço de aluguel no país; veja bairros mais caros