Com Selic a 5% ao ano, investir na compra de imóveis é um bom negócio


por G1| 21 novembro, 2019.





O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) cortou a taxa básica de juros da economia, a Selic, de 5,5% para 5% ao ano, a menor taxa de juros dos últimos 30 anos. Muitos especialistas dizem que é momento de investir na própria empresa e em imóveis, o que fortalecerá o mercado imobiliário.

A empresária e consultora de negócios, Tomaídes Rosa, é uma dessas especialistas que explica o impacto da decisão do governo na economia. “Empreender é a palavra de ordem. É hora de investir no próprio negócio. Se há economias guardadas e não for investir, a pessoa vai perder porque não rende mais. Não existe mais aplicação no Brasil. Agora é investir no negócio próprio ou nos negócios do outros que são os fundos, a bolsa ou mercado chamado housing estate (mercado de imóveis), porque se o poupador deixar o dinheiro no banco vai perder a capacidade de compra”, enfatiza.

O presidente do Sindicato da Habitação, Ronaldo Arantes, também concorda que o momento está favorável para investir porque as pessoas estão sem opção de onde aplicar. “Sem dúvida, é um bom momento para quem quer investir em moradia, porque se tem um bem ele rende e ainda te dá 0,4% ou 0,5%, dependendo do lugar. É melhor comprar imóvel do que aplicar 1% com risco”, analisa.

Mas, Arantes faz um alerta: “Tem que saber comprar. Para isso, é bom procurar corretores que entendam bem do mercado. Para investimento, ideal procurar uma pessoa especializada em locação, porque não adianta comprar algo barato que não aluga”, diz.

Todo esse cenário que motiva o mercado imobiliário se justifica pelo controle da inflação. Taxas de juros menores significam baixos custos de financiamentos, compras com preços mais acessíveis e, consequentemente, consumo maior.

Recentemente, com a queda de juros mais dinheiro deverá circular na economia e menos nos bancos e que para conseguir rendimento nas aplicações será preciso conviver com o risco. A aposta do governo é que muitos empresários e investidores usem suas reservas para ampliar seus negócios, pois estarão ganhando com a empresa mais que 4,5% e isso ajudará na retomada do crescimento. Enfim, menos juros, mais dinheiro para investimento.

Procura imóveis? Clique aqui encontre ou encomende o seu!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apartamento Garden: Quais as vantagens e desvantagens de ter um

Em qual caso o locatário tem direito à isenção do pagamento de multa na rescisão contratual?

Campinas tem maior alta no preço de aluguel no país; veja bairros mais caros