Arquiteto explica as características da decoração em estilo industrial
Estilo atende, especialmente, as pessoas que procuram um espaço prático, funcional e sem grandes manutenções.
por Fernanda Szabadi, G1| 17 dezembro, 2019.

O estilo industrial é uma vertente da arquitetura que tem como berço a cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, mas já ultrapassou essa fronteira há tempos. Hoje é comumente adotado em projetos de diversos tipos de imóveis, como casas, apartamentos, lofts e até mesmo em ambientes comerciais como bares, lojas e restaurantes.
Esse estilo traz a possibilidade de criar ambientes interessantes mantendo boa parte da estrutura existente, como explica o arquiteto André Marujo, de Sorocaba (SP).
"O estilo industrial tem várias vertentes e pode ser trabalhado de maneiras diversas. As características mais frequentes desta linha de projeto são: elementos em preto, acabamentos e estruturas em cimento queimado, tijolinho aparente, ambientes integrados, infraestruturas expostas e um ar jovem e descolado."
Segundo o arquiteto, o estilo atende, especialmente, as pessoas que procuram um espaço prático, funcional e sem grandes manutenções, já que o uso de materiais primários desprende o morador de algumas preocupações relacionadas à ação do tempo.

"O espaço em que vivemos deve ser visto como um templo e morada da nossa essência, por isso é muito importante que a pessoa opte por essa linha de projeto apenas se realmente estiver confortável e conectada com o estilo industrial, nunca por influência externa ou moda", ressalta André.
Nos pequenos apartamentos e lofts, o estilo pode ser uma boa ideia, isso porque o perfil desses moradores tem uma tendência maior a se encaixar nessa linha de projeto, mas nada impede que seja adotado em qualquer imóvel.
"Tudo na arquitetura e design de interiores está ligado à harmonia e uma leitura bem feita das necessidades de uma pessoa, e um ambiente pertinente e aconchegante só ocorre quando é possível unir esse dois elementos", avalia o arquiteto.

Antes de aplicar conceitos industriais em casa, André lembra que não é necessário que o ambiente fique completamente industrial, o segredo é utilizar as inspirações. O tijolinho aparente, por exemplo, pode ser reproduzido nos revestimentos de cerâmica e porcelanato ou até mesmo no papel de parede.
Outra ideia fácil de se aplicar é o uso de elementos na cor preta como cadeiras, poltronas, objetos de decoração e sofá. Também é possível criar a atmosfera dos lofts nova-iorquinos ao tirar o acabamento da massa corrida e da tinta de vigas e pilares, revelando a estrutura de concreto do local.

Quem quer investir mais nesse estilo também pode apostar em pisos vinílicos com aparência de cimento queimado. Esse tipo de revestimento, geralmente, é de fácil instalação e confere o aspecto de um acabamento mais industrial.
"Apostar em cores mais sóbrias e elementos mais urbanos e rústicos também podem ser um caminho bem apropriado para trazer um pouco desse estilo com harmonia e sem ficar pesado ou enjoativo no dia a dia", finaliza.

Procura imóveis? Clique aqui encontre ou encomende o seu!
Comentários
Postar um comentário